Home Busca de atividades por localidade
Busca de atividades por localidade

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

Bahia

Capital: Salvador

Dentre as 27 unidades federativas do Brasil, a Bahia é o estado nordestino de maior extensão (ocupando uma área de 564.692.669 km²), o mais rico e o que recebe o maior número de turistas. Além disso, com 900 km, possui também a costa mais extensa dentre todos os estados. Localizada ao sul da região Nordeste, a Bahia faz fronteira com outros oito estados brasileiros. A norte: Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Piauí; ao sul: Minas e Espírito Santo; e a oeste: Goiás e Tocantins.

Marcando o Descobrimento do Brasil, Pedro Álvares Cabral e sua frota desembarcaram na porção territorial compreendida entre Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro, no ano de 1500. Considerada a maior reentrância de mar no litoral desde a foz do Rio Amazonas até o estuário do Rio da Prata, a baía de Todos-os-Santos foi batizada um ano depois, no dia 1º de novembro de 1501, pelo navegante genovês Américo Vespúcio.

Um dos principais núcleos do país a ser povoado pelos colonizadores portugueses, a Bahia recebeu um imenso contingente populacional ao longo da história e foi fortemente influenciada pela cultura e pelos hábitos africanos. Habitantes da África, principalmente do Golfo da Guiné e do oeste do continente, foram trazidos pelos colonizadores europeus para trabalharem em seus engenhos e fazendas como escravos. Com isso, a influência africana na Bahia pode ser percebida em vários aspectos, como a música, a religião, a culinária e o modo de viver de seus habitantes. E isso não acontece apenas no entorno de Salvador e no Recôncavo Baiano, mas por toda a costa do estado.

Cidade-capital da América Portuguesa por 214 anos, depois que a sede do governo foi transferido para o Rio de Janeiro, Salvador tornou-se capital estadual e uma das cidades mais influentes da região – posto ocupado até hoje. Entretanto, há outras cidades influentes como as capitais regionais Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras e as conurbações formadas por Itabuna e Ilhéus e por Juazeiro e Petrolina.

Nessa lista ainda podem ser incluídos três municípios que participam da Grande Salvador: Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. Assim como os municípios de Alagoinhas, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Jequié e Porto Seguro.

O alto potencial turístico das cidades baianas provém fundamentalmente de suas belezas naturais – como suas lindas praias, além das áreas da Chapada Diamantina e do Recôncavo - da sua riqueza histórica e cultural, além da alegria característica do seu povo. Por este último motivo, inclusive, é conhecida como “A terra da felicidade”.

Espalhadas principalmente por lugares turísticos e feiras com seu tabuleiro de acarajé, vestidas de turbante, colares e brincos dourados, pulseiras, saias compridas e armadas, blusa de renda e adereços de 'pano da costa', as negras que se vestem de típicas baianas são consideradas um dos símbolos da cidade.

Ainda que seja a sétima maior economia do Brasil, com o PIB superior a 100 bilhões de reais, o estado possui uma má distribuição de renda, com um pouco mais de oito mil reais de PIB per capta. Isso se reflete nas condições de vida da população: a Bahia apresenta o 7º pior índice de mortalidade infantil (31,4 mortes a cada mil nascidos, em 2009), o 8º pior de analfabetismo (16,7% da população), o 9º pior IDH (0,742) e a expectativa de vida de 71,4 anos.


Selecione uma localidade
1 2 3 4 Próxima >
© TeleListas 2014.
Untitled Page