terça-feira , 18 de junho de 2013

62% das pessoas não aprovam o casamento gay, segundo enquete

Fonte: EveryStockPhoto

Fonte: EveryStockPhoto

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é um tema polêmico que vem gerando inúmeras discussões. Desde 2001, 14 países permitem a união civil homossexual nos cartórios em todo o seu território: Argentina, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Islândia, Nova Zelândia, Noruega, Países Baixos, Portugal, Espanha, África do Sul, Suécia e Uruguai, bem como nos estados brasileiros de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe e alguns estados dos EUA.

A introdução do casamento do mesmo sexo tem variado em cada jurisdição, resultante de alterações legislativas às leis matrimoniais, julgamentos com base em garantias constitucionais de igualdade, ou uma combinação dos dois fatores. Em alguns países, a permissão de que casais do mesmo sexo se casem substituiu o sistema anterior de uniões civis ou parcerias registradas. O reconhecimento de tais casamentos é uma questão de direitos civis, política, social, moral e religiosa em muitos países.

Um argumento a favor de casamento homossexual é que negar aos casais do mesmo sexo o acesso ao matrimônio e a todos os seus benefícios legais representa uma discriminação baseada na orientação sexual, o que é proibido por lei. Outro argumento em apoio é a afirmação de que o bem-estar financeiro, psicológico e físico é reforçado pelo casamento e que filhos de casais gays podem se beneficiar de serem criados por duas pessoas dentro de uma união legalmente reconhecida e apoiada por instituições da sociedade, o que lhes oferece maior segurança e direitos. Isso sem falar na questão dos direitos humanos universais, que não podem excluir os homossexuais. Desta forma, eles também devem ter acesso ao direito de se casar.

No entanto, a questão divide opiniões. Quem é contra afirma que não se pode ir contra as leis de Deus (que originalmente uniu homem e mulher) e que o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é um ato desnecessário e excessivamente revolucionário.

Para saber a opinião da população a respeito do assunto, perguntamos em nossa última enquete:

Você é a favor do casamento entre homossexuais?

Sim. : 588 (37,48%)

Não. : 981 (62,52%)

Foram 1569 votos ao total. Com 62% dos votos, a opção “Não” ficou em primeiro lugar, mostrando que a maioria dos brasileiros ainda não aceita bem a ideia de haver casamentos civis entre homossexuais. Apesar dos significativos progressos em relação à tolerância e respeito com os gays – causa cada dia mais apoiada pelos meios de comunicação -, muita gente não consegue ainda ver com naturalidade o casamento entre pessoas do mesmo sexo. E em segundo lugar, com 37% dos votos, ficou a alternativa “Sim”, que representa os indivíduos que entendem, respeitam e apoiam o casamento gay, acreditando que este é um direito de todos e que, por isso, os homossexuais não devem ser excluídos de seu direito à cidadania.

No entanto, apesar do resultado da enquete, a tendência é que, com o passar dos anos, as pessoas aceitem cada vez mais esta realidade e a causa gay ganhe inúmeros simpatizantes, já que devemos entender de uma vez por todas que todos somos iguais, diante de Deus e diante da lei. Portanto, toda e qualquer forma de discriminação deve ser abolida em prol de um mundo mais justo e pacífico.

Para fins de esclarecimento, o resultado desta enquete não reflete a opinião da TeleListas.net.

Em nossa próxima enquete queremos saber: Centenas de manifestações contra o aumento das passagens, a corrupção e os gastos públicos estão explodindo no país. O que você acha disso?”

Entre no TeleListas.net e responda!

Matérias Relacionadas

Comentários

  1. Shady disse:

    Realmente algo desnecessario, todos nos sabemos das leis de Deus e isso é contra a razão e respeito da humanidade,uma coisa é obvia, o ser humano inventa leis e regras que não são corretas, Casamento gay é uma delas.

  2. Lidiana disse:

    Também não concordo com a liberação do casamento gay. Não tenho preconceito sobre as pessoas, mas não concordo com a prática. Deus fez o homem para a mulher e a mulher para homem. Esta é a forma natural e normal!

Deixe uma resposta

TeleListas.net na Web
© TeleListas 2013.