terça-feira , 15 de outubro de 2013

Como escolher a tinta de parede certa para cada ambiente

Imagem: Freepik

Imagem: Freepik

Quem já fez obra ou reforma em casa sabe como é grande o poder de uma boa tinta. Para mudar o visual do ambiente sem gastar muito dinheiro, você pode contar com esta poderosa aliada. No entanto, é preciso escolher o tipo certo de tinta, que varia bastante de acordo com o local de aplicação. Além disso, utilizar um produto de qualidade é fundamental para que a pintura tenha uma boa durabilidade e não descasque ou manche em pouco tempo. Outro ponto importante antes de pintar qualquer parede, interna ou externa, é prepará-la corretamente para receber a pintura, o que influenciará diretamente em sua qualidade e durabilidade.

Veja abaixo algumas recomendações gerais:

• Antes de pintar qualquer superfície, certifique-se de que ela esteja preparada de acordo com as recomendações da embalagem e que a tinta escolhida seja apropriada ao tipo de superfície.

• Nunca aplique massa corrida em superfícies externas. Use sempre massa acrílica nestas superfícies, pois são mais resistentes a intempéries.

• Nunca utilize o cal como fundo de pintura, nem aplique tinta diretamente sobre paredes caiadas. Antes, deve-se raspar/escovar toda superfície, eliminando-se o cal tanto quanto possível. Depois, recomenda-se aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes (também chamado de selador).

• Tintas com brilho destacam as imperfeições das superfícies. Para paredes com saliências e rugosidades é indicado o uso de tintas foscas.

• Não utilize massa corrida diluída com água, aplicando-a com rolo, como se fosse uma tinta de fundo.

• Se for pintar um reboco novo, espere 30 dias para sua cura total. Após isso, aplique um selador e espere 72h para secar. Apenas depois desses passos aplique a tinta.

• Partes mofadas devem ser lavadas com uma solução 1:1 de água sanitária. Em seguida, enxague a superfície e espere 24h para aplicar a tinta.

• Contrate um pintor profissional para fazer o serviço, pois ele conhece as técnicas necessárias para uma pintura de qualidade.

Além dessas recomendações gerais, que valem para paredes que vão receber qualquer tipo de pintura, é preciso conhecer a tinta ideal para cada ambiente. Hoje, existem inúmeros tipos de tinta no mercado, que possuem diferentes vantagens e especificações. Veja abaixo as principais e suas características:

 Tinta Látex PVA

Indicada apenas para ambientes internos, a Látex PVA é feita à base de água, possui secagem rápida e proporciona um toque aveludado. É encontrada apenas em acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. A limpeza de paredes com aplicação de látex PVA não deve ser frequente, e quando necessária deve ser feita apenas com pano úmido.

Tinta Acrílica

A tinta acrílica é recomendada para áreas externas, devido a sua maior resistência (embora também possa ser aplicada em áreas internas). Solúvel em água, o principal elemento de sua composição é a resina acrílica. Possui acabamento acetinado, semi-brilho ou fosco. A tinta acrílica também é impermeável e bastante resistente à umidade. Hoje, existem as tintas acrílicas super premium, ainda mais resistentes. A Coral também possui uma linha, chamada “Sol e Chuva”, que promete uma cobertura emborrachada e elástica, que forma uma película impermeável flexível capaz de acompanhar a dilatação e a retração de paredes em alvenaria ou concreto, causadas pela mudança de temperatura.

Laváveis

Têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, sendo ideal para ambientes com grande tráfego de pessoas ou locais onde há crianças. Elas podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos.

Epóxi

As tintas epóxi são impermeáveis, resistentes ao atrito, à umidade e aos produtos químicos. São muito utilizadas para aplicação em azulejos, banheiros e pisos. Por serem solúveis em água e em solvente, são bem fáceis de limpar (o que também explica sua maior utilização em azulejos e pisos).

Esmalte

O esmalte é indicado para metais e madeiras: rodapés, portas, janelas, corrimãos, grades e outros. Possuem acabamentos nas versões fosco, alto brilho ou acetinado. Solúvel em solvente ou água, é impermeável e apresenta boa resistência e durabilidade. Apresentam cheiro forte e secagem mais demorada.

Sem cheiro

São produtos que, em sua maioria, perdem o odor em até três horas após sua aplicação. Estão disponíveis em acabamento fosco e acetinado e podem ser utilizadas na pintura de ambientes internos e externos. Ideais para quem tem alergias.

Óleo

A tinta a óleo possui um ligante do tipo oleoso (óleos vegetais, minerais, essência de terebentina, etc.) que dá um acabamento muito bonito, que pode ser fosco ou brilhante. É utilizada em pinturas que requerem grande beleza como móveis, janelas e portas. O óleo confere uma grande impermeabilidade à penetração de água, sendo portanto um protetor muito bom para materiais como madeira e ferro.

Verniz

Pode ser à base de solvente ou de água. Existem vernizes incolores ou pigmentados, os quais imitam as cores das madeiras. Eles formam uma película protetora que protege as superfícies da madeira da absorção de água. É indicada para superfícies de madeira expostas ao sol e à chuva.

Além dessas tradicionais, hoje há tintas no mercado bem originais, que possuem funções inovadoras. Veja abaixo:

Texturas: Há diversos tipos de tinta que produzem diferentes efeitos de textura na parede. É importante prestar atenção nas instruções da embalagem para que o resultado fique como o esperado.

Tinta-lousa: é uma tinta esmalte fosca nas cores verde escolar e preta que transforma as superfícies internas de alvenaria ou madeira em uma lousa. Os rabiscos com giz são limpos com um apagador ou uma esponja com água e detergente.

Tinta antibactéria: aprovada pela Anvisa, a tinta é lavável e de acabamento acetinado. Previne e elimina diferentes bactérias.

Tinta magnética: possuium fundo à base de água e metal que permite a fixação de magnetos decorativos ou ímãs para pendurar fotos, recados e postais em paredes de alvenaria.

Tintas antipichação: tintas feitas com aditivos que protegem a pintura de pichações.

Tintas antimofo e antimaresia: são tintas acrílicas resistentes a intempéries que possuem elementos especiais em sua composição que evitam a proliferação de limo e bolor.
Gostou das novidades? No TeleListas.net você encontra lojas de tinta com ótimos preços em todo o Brasil. Veja qual é a melhor opção para você e dê uma nova cara para sua casa!

E mais uma dica importante: antes de comprar, tenha em mãos quantos metros quadrados você precisará pintar e multiplique pelas demãos que serão necessárias para um perfeito acabamento. Com esse número em mãos, veja nas embalagens das latas de tinta o rendimento do produto. Desta forma, você não erra o cálculo e evita surpresas (como a tinta acabar bem antes do previsto) ou desperdícios. Além disso, faça uma lista dos materiais necessários como lixas, espátulas, pincéis, rolos, bandeja etc e compre junto com a tinta na loja de materiais de construção.

E aí, já escolheu a nova cor da sua casa? =)

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

TeleListas.net na Web
© TeleListas 2013.