Home Busca de atividades por localidade
Busca de atividades por localidade

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

Goiás

Capital: Goiânia

Goiás é uma das 27 unidades federativas do Brasil e se localiza no Planalto Central brasileiro, na porção leste da Região Centro-Oeste. O estado é o nono mais populoso dessa região, com quase seis milhões de habitantes, além de ser o nono mais rico de todo o país.

A capital estadual é a cidade de Goiânia, e seu território é de 340.086 km² - sendo demarcado por seis fronteiras: Tocantins ao norte, Minas Gerais a leste e sul, Mato Grosso do Sul a sudoeste, Mato Grosso a oeste, Bahia a nordeste, e pelo Distrito Federal, que é praticamente envolto por Goiás.

Apesar de o setor agropecuário ser o mais explorado, outras atividades também possuem certo destaque na economia estadual, como o comércio e as indústrias mineradora, alimentícia, mobiliária, metalúrgica, madeireira e de confecções.

Goiás é dividido em várias microrregiões: ao norte, Chapada dos Veadeiros e Porangatu; a noroeste, Aragarças, Rio Vermelho e São Miguel do Araguaia; a leste, Entorno do Distrito Federal, Vão do Paranã; no centro, Anápolis, Anicuns, Ceres, Goiânia, Iporá; e ao sul, Catalão, Meia Ponte, Pires do Rio, Quirinópolis, Sudoeste de Goiás e Vale do Rio dos Bois.

A maioria da população considerada parda no estado possui ancestrais indígenas, e ainda existe forte influência dessa cultura na região. Ainda assim, 83% da população de Goiás possui descendência européia, 13% africana e 3% indígena, em média.

Atualmente, existem três zonas demarcadas pela FUNAI e uma outra não oficial para os mais de 10 mil habitantes indígenas do estado. Ao total, as quatro áreas somam 39.781 hectares, compreendendo os municípios de Aruanã, Minaçu, Cavalcante, Rubiataba, Colinas do Sul e Nova América. Um dos legados que a cultura indígena deixou para a região foi o próprio nome, já que o topônimo Goiás, anteriormente Goyaz, tem origem na denominação de uma comunidade indígena. Acredita-se que, originalmente, o termo utilizado era Guaiá, composição de “Gua” e “ia”, que significa "indivíduo igual" ou "pessoas de mesma origem".


Selecione uma localidade
1 2 Próxima >
© TeleListas 2014.
Untitled Page