Home Busca de atividades por localidade
Busca de atividades por localidade

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

Goiás

Capital: Goiânia

Goiás é uma das 27 unidades federativas do Brasil e se localiza no Planalto Central brasileiro, na porção leste da Região Centro-Oeste. O estado é o nono mais populoso dessa região, com quase seis milhões de habitantes, além de ser o nono mais rico de todo o país.

A capital estadual é a cidade de Goiânia, e seu território é de 340.086 km² - sendo demarcado por seis fronteiras: Tocantins ao norte, Minas Gerais a leste e sul, Mato Grosso do Sul a sudoeste, Mato Grosso a oeste, Bahia a nordeste, e pelo Distrito Federal, que é praticamente envolto por Goiás.

Apesar de o setor agropecuário ser o mais explorado, outras atividades também possuem certo destaque na economia estadual, como o comércio e as indústrias mineradora, alimentícia, mobiliária, metalúrgica, madeireira e de confecções.

Goiás é dividido em várias microrregiões: ao norte, Chapada dos Veadeiros e Porangatu; a noroeste, Aragarças, Rio Vermelho e São Miguel do Araguaia; a leste, Entorno do Distrito Federal, Vão do Paranã; no centro, Anápolis, Anicuns, Ceres, Goiânia, Iporá; e ao sul, Catalão, Meia Ponte, Pires do Rio, Quirinópolis, Sudoeste de Goiás e Vale do Rio dos Bois.

A maioria da população considerada parda no estado possui ancestrais indígenas, e ainda existe forte influência dessa cultura na região. Ainda assim, 83% da população de Goiás possui descendência européia, 13% africana e 3% indígena, em média.

Atualmente, existem três zonas demarcadas pela FUNAI e uma outra não oficial para os mais de 10 mil habitantes indígenas do estado. Ao total, as quatro áreas somam 39.781 hectares, compreendendo os munic&iacu te;pios de Aruanã, Minaçu, Cavalcante, Rubiataba, Colinas do Sul e Nova América. Um dos legados que a cultura indígena deixou para a região foi o próprio nome, já que o topônimo Goiás, anteriormente Goyaz, tem origem na denominação de uma comunidade indígena. Acredita-se que, originalmente, o termo utilizado era Guaiá, composição de “Gua” e “ia”, que significa "indivíduo igual" ou "pessoas de mesma origem".


Selecione uma localidade
© TeleListas 2014.
Untitled Page