Home Busca de atividades por localidade
Busca de atividades por localidade

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

GO > Orizona

Orizona é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2008 foi de 15.015 habitantes.

Atualmente é conhecida por ser uma das maiores Bacias Leiteiras do estado de Goiás, leite produzido pelas mãos de quase dois mil pequenos agricultores e comercializado e ou industrializado pela COAPRO - Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Orizona,Laticinio JL, Itambé, Italac, Parmalat, entre outras empresa. O município também é grande produtor de cachaça, feito de modo artesanal, por meio dos alambiques familiares. Hoje existem cerca de 40 alambiques produzindo artesanalmente em todo o município. Historicamente, podem ser destacadas marcas premiadas e de grande aceitação do consumidor com as famosas Fernandinha, Orizonita, Vaidosa, Dito Pedro, Caixetinha, entre outras. Outras como a Mercedes e a Marçalina são produzidas industrialmente em maior escala.

O município também tem seus destaques na Arte. Talentos na música, a exemplo de Antônio Baiano,compositor e cantor, que canta em defesa da vida, da justiça social e da natureza e que já está em seu 2º álbum gravado e de duplas da música sertaneja como Renato e Rafael, reconhecidos nacionalmente. Na literatura, nomes como o de José Olimpio Pereira e Sônia Maria Ferreira, figuram entrem os grandes escritores goianos, com inúmeros livros e artigos publicados.

Um dos mais importantes nomes do teatro em Goiás, Cici Pinheiro, que morreu em 2002, é natural de Orizona. Nascida em 5 de Junho de 1929, Cici lutou com as armas que tinha para conquistar o seu espaço no teatro, rádio e depois na TV. O talento, herdado da mãe Julieta de Resende Pinheiro, conhecida em Orizona como oradora e atriz de peças montadas pelos grupos amadores da cidade, levou-a à carreira profissional de atriz, autora e diretora. Dona de um gênio forte e sem papas na língua, Cici Pinheiro fazia e dizia o que queria numa época em que as mulheres não tinham tanta liberdade assim. Pioneira do rádio e da TV, a atriz protagonizou os primeiros beijos em cena nos idos dos anos 1950 com o ator William Aia na peça Deslumbramento, dirigida por João Ângelo La Banca, de São Paulo.

Atualmente, ainda figuram na cena do teatro goiano, outros Orizonenses. Weiser Tinan Machado,que por causa de seu talento tem seu nome e talento reconhecidos por todos os orizonenses.Ainda no cenário teatral Eugênio Aquino, ator e diretor teatral, reconhecido por seu trabalho em renomados grupos teatrais de Goiânia, é um dos idealizadores e co-diretor do Grupo de Teatro Paz e Bem, de Orizona, que teve como trabalho inaugural, o Musical São Francisco de Assis e atualmente, os espetáculos representativos da "Paixão de Cristo".

Orizona destaca-se também pela força de entidades representativas como cooperativas, sindicatos e associações. Só para exemplificar algumas, temos o Centro Social Rural, a Coapro (Cooperativa Agropecuária), a Credfer (Cooperativa de Crédito), Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Escola Família Agrícola de Orizona e dezenas de associações como a APAMAC e APAMORA.


© TeleListas 2014.