Home Busca de atividades por localidade
Busca de atividades por localidade

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

GO > Santa Helena de Goiás

Santa Helena de Goiás é um município brasileiro do estado de Goiás. Possui uma área territorial de 1.128 km² e sua população estimada em 27 de novembro de 2007 era de 35.027 habitantes de acordo com o IBGE. Sua vida é marcada pela agropecuária, destacando inicialmente com o plantio de Arroz, Banana e Café nos idos de 1950/60.

O município tem como principais indústrias a Parmalat, e uma usina de álcool e açúcar(Usina Santa Helena), que é controlada pelo Grupo Naoum com sede em Anápolis/GO. A Monsanto do Brasil também está se instalando em Santa Helena com um pólo de confecções que produzirá diversos tipos de roupas para a Hering. Faz divisas com os municípios de Rio Verde, Acreúna e Maurilândia estando situada no sudoeste do estado a 200 km de Goiânia. Na cidade também está localizado o Seminário Menor São João Maria Vianney, destinado a formação sacerdotal da Diocese de Jataí.

Santa Helena de Goiás já foi considerada a capital nacional do algodão,sendo que o maior contribuinte para este título foi a vinda de vários produtores da Alta Mogiana Paulista e Triângulo Mineiro e trabalhadores braçais nordestinos nas décadas de 60, 70 e 80. Vieram por encontrar solo fértil, sendo nossa cidade um dos ícones em desenvolvimento agrícola no estado, prova disso era a honrada 2?? economia do estado, perdendo apenas para a capital Goiânia, isso no alge do Algodão. Hoje possui a Fundação-GO que pesquisa variedades de algodão em parceria com a Embrapa e uma empresa de transformação de caroço de algodão em torta muito útil à alimentação animal que é a Guanambi Rações.

Com a expansão dos plantações de cana-de-açúcar a cultura do algodão migrou radicalmente para o estado de Mato Grosso e para o oeste da Bahia, o que causou uma grande diminuição do capital circulante na cidade. Uma grande quantidade de trabalhadores dependentes da cultura do algodão tiveram seus empregos extintos e isso causou um aumento do desemprego e abertura de postos de trabalho informal na região.As antigas algodoeiras que sairão de funcionamento estão sendo reaproveitadas em novas construções,como por exenplo a vinícola santa helena,que funciona em uma algodoeira desativada. Prova desta diversificação agrícola é a transformação de um colégio agrícola em uma fututra unidade de pesquisa da Embrapa/Uva. Existe parceria de pequenos agricultores com empresas ligadas a produção de sucos, doces, compotas dando assim o plantio de Maracujá, Banana.


© TeleListas 2014.