Home Busca de atividades por localidade
Busca de atividades por localidade

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

MG > Itanhandu

Itanhandu é um município do estado brasileiro de Minas Gerais, situado na microrregião de São Lourenço.

De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2006 sua população era estimada em 14.129 habitantes. Área territorial de 143,938 km².

É considerada um refúgio, seja em tempos de paz ou de guerra. O desafio de vencer as montanhas traz alento e segurança àqueles que conseguem transpor sua altivez. Foi assim com os primeiros bandeirantes que alcançaram Minas Gerais, o mesmo acontecendo aos tropeiros e intermináveis viajantes.

Com uma população de maioria urbana, Itanhandu começa a ser conhecida como "Cidade Saudável", reservando aos turistas, que por aqui passam, surpresas agradáveis. Livre da poluição, situada nas Terras Altas da Mantiqueira, com uma extraordinária beleza natural, a cidade passa a ser uma opção para quem busca descanso, lazer e beleza.

O Patrimônio Histórico de Itanhandu vem sendo recon hecido através do Inventário de Bens Imóveis, elaborado numa parceria entre IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e a Prefeitura, tendo como objetivo a preservação dos imóveis que refletem um pouco da história e da cultura do povo de Itanhandu.

Várias opções de entretenimento são oferecidas aos adeptos da natureza, como um delicioso banho de cachoeira, poços naturais de água limpa, esportes como bóia-cross, montanhismo, ciclismo, vôo livre ou, simplesmente, uma caminhada entre animais silvestres e vegetação bela e diversificada.

Outras opções ficam por conta das cavalgadas na Serra do Condado, no Alto das Posses e em outras trilhas descobertas pelo Clube do Cavalo da cidade. Há também os Enduros a pé ou de Jeep, por trilhas ecológicas.

Em todas as comunidades encontram-se trabalhos em ponto de marca, crochê, abrolhos, além do queijo "Tipo Minas". Também não faltam os doces caseiros na Serra dos Noronhas. Para as compras n a cidade, além do delicioso doce de leite e dos maravilhosos queijos, outro ponto alto são as cerâmicas tipo exportação e o artesanato vendido na antiga Estação ferroviária, hoje, denominada Estação das Artes.

Seu principal produto mineral, a bauxita, o coloca em 4º lugar na produção mineira. Na indústria destaque para produção de calçados, doce de leite, laticínios, produtos químicos e farmacêuticos, 4 máquinas agrícolas, fecularia e móveis.

94 por cento da população é alfabetizada. Com isso, o município está em 2º lugar no País, com número menor de analfabetos. De Belo Horizonte dista 426 quilômetros, de São Paulo/SP, 252Km e do Rio de Janeiro/RJ, dista 245 km. Passa Quatro e Verde são os rios que circundam a cidade.

O município originou-se de um pequeno arraial denominado Barra do Rio Verde. Graças as doações feitas por Joaquim de Almeida Campos, foi construída a primeira capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

A imagem da santa p adroeira da matriz de Itanhandu e a mesma que Joaquim de Almeida Campos doou a antiga capela. Em 1882, foi iniciada a construção da ferrovia no arraial de Barra do Rio Verde. A estação, inaugurada dois anos mais tarde, denominou-se Capivari.

Em 1911, o local foi elevado a distrito, pertencente a Pouso Alto. E, em 1923, criou-se o município de Itanhandu, que quer dizer, em linguagem tupi-guarani, "pedra da ema". A cultura na cidade tem seu ponto alto no Festival de Música de Itanhandu.

Realizado tradicionalmente em julho, conta com a participação de cantores de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os atrativos naturais, encontra-se, à 20 km da cidade, a nascente do rio Verde, no alto da serra da Mantiqueira, com matas vírgens, clima puro e belas paisagens.


© TeleListas 2014.
Untitled Page