Home Busca de atividades por localidade
Busca de atividades por localidade

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

MG > São Domingos do Prata

São Domingos do Prata é um município brasileiro do centro-leste de Minas Gerais. Sua população estimada em 2007 era de 17.354 habitantes. Sua economia é baseada em agricultura e pecuária. Situa-se na região do Médio Rio Piracicaba.

Sua economia é voltada a agropecuária e possui indústrias de medio porte, como a Anchieta Alimentos . A produção agropecuária é responsável por mais de 70% do PIB do município. Possui um hospital com 54 leitos, duas agências bancárias, agência de correio, dezenove escolas municipais, seis estaduais e uma particular.

Desde que Domingos Marques Afonso, um beneficiário de sesmarias português se perdeu caçando jacus pelas matas ainda não desbravadas da região, a história do município de São Domingos do Prata se define pela sorte. Pois Marques Afonso, amedrontado pelo rugido dos temerosos Aimorés, jurou que se encontrasse o caminho de volta para casa, ergueria uma capela em homenagem a São Domingos de Gusmão. Foi ali, próximo à margem daquele rio que recebeu a denominação de Prata, pois quando a lua refletia nele, aparentava ser uma moeda de prata no fundo de seu leito que a capela foi erguida. E os fazendeiros e colonos que moravam na margem direita do Rio Piracicaba, afugentados pelas enchentes de verão começaram a construir diversas residências ao redor da capela de São Domingos. Ifelizmente a capela foi demolida em meados do século passado para a construção de uma moderna e arrojada igreja, que hoje é o mais alto templo em homenagem a São Domingos do mundo.

São Domingos do Prata também é conhecida como uma das cidades mais festeiras da região. Dentre elas destacam-se: O Aniversário da Cidade (Festa de São Domingos) - que acontece anualmente no fim de semana mais próximo ao dia 4 de Agosto, quando são realizadas as homenagens ao padroeiro da cidade. O carnaval, um dos melhores de toda a região, atraindo público das cidades vizinhas e até mesmo de outros estados. Durante as comemorações a rua principal da cidade é transformada em uma grande folia. A também as cavalgadas realizadas em cerca de dez distritos e agrovilas da cidade, sendo no Parque de Exposições da cidade, que ocorre a cavalgada mais famosa, viabilizada através de parcerias. Cavaleiros de toda a região se mobilizam para concorrer nos concursos de diversas categorias. E para completar o calendario de eventos da cidade, há o Encontro Nacional de Motociclistas, realizado sempre no mês de Maio, com o apoio da Prefeitura atraindo motociclistas de todos os lugares do Estado e do Brasil.

Esta localizada a 9 km da Br-262, sentido Belo Horizonte/Vitória.

Possui uma cooperativa de laticínios, que produz sob a marca DuPrata.

Também é conhecida como cidade dos apelidos Notícia.


© TeleListas 2014.