Home Busca de atividades por localidade
Busca de atividades por localidade MT > Cuiabá

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

MT > Cuiabá

Cuiabá é capital do Mato Grosso, estado brasileiro localizado na região Centro-Oeste. Ela é conhecida por muitos como "Cidade Verde", devido à sua rica arborização e suas grandes áreas verdes.

Sua fundação ocorreu em 1719 e, até o início do século XX, permaneceu estagnada, devido ao esgotamento das jazidas de ouro. Mas, a partir do começo do século passado, teve um grande crescimento populacional, com picos durante as décadas de 1970 e 1980, quando chegou a superar a média nacional. Tal crescimento declinou nos últimos 15 anos, juntamente com a queda que acompanhou grande parte do Brasil.

Localizada na margem esquerda do rio homônimo, a cidade possui 550.562 pessoas vivendo em seus limites, segundo os dados do IBGE de 2009. Enquanto a região metropolitana da qual faz parte conta com 823.966 habitantes, a conurbação formada entre ela e o município de Várzea Grande, tem 780 mil.

Atualmente, mais do que ser destaque no âmbito político-administrativo, Cuiabá é o pólo industrial, comercial e de serviços do Mato Grosso.

Vitória

Vitória é a capital do Espírito Santo, estado situado na Região Sudeste. Assim como Florianópolis e São Luís, a cidade também é uma ilha-capital.

Cercada pela Baía de Vitória, a ilha do tipo fluviomarinho é composta também por uma porção continental, além outras ilhas – estando alguma delas a mais de 1100 Km da costa. Antigamente, o número de ilhas que faziam parte de Vitória era 50, hoje são apenas 34, uma vez que aterros foram construídos para ligarem as pequenas porções de terra à ilha maior. Desta forma, todo o território da capital capixaba compreende uma área de aproximadamente 113.898 km².

Apesar de capital do estado, Vitória é apenas a quarta cidade mais populosa do Espírito Santo, com 320.156 - atrás de Vila Velha, Serra e Cariacica. Tanto Vitória, quanto esses três municípios também fazem parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, que ainda conta com as cidades de Fundão, Guarapari e Viana.

Mas o fato é que a cidade não tem muitos habitantes devido à sua dimensão física e ao fato de que pelo menos 40% do seu território é montanhoso, o que impede uma maior expansão em sua direção.

A administração da Ilha de Trindade e da Ilha de Martim Vaz também trouxe outro benefício à região, uma vez que esses territórios são considerados pontos estratégicos para o campo meteorológico, por estarem em uma área de dispersão de massas de ar.

Entre as capitais do Brasil, Vitória possui o 3° melhor IDH e o maior PIB per capita. O Porto de Vitória e o Porto de Tubarão são os dois grandes da cidade.

Palavras mais buscadas


© TeleListas 2015.
Untitled Page