Home Busca de atividades por localidade
Busca de atividades por localidade

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

Paraná

Capital: Curitiba

Situado na região Sul do país, o Paraná é uma das 27 unidades federativas da República do Brasil.

Desvinculado da província de São Paulo desde 1853, devido à punição aplicada aos paulistas pelo envolvimento na Revolta Liberal de 1842, o Paraná era a mais recente província do Brasil Império. Figurando também como o mais novo estado da Região Sul Brasileira, logo depois do Rio Grande do Sul (1807) e Santa Catarina (1738). Seu primeiro presidente foi Zacarias de Góis e Vasconcelos.

O rio Paraná deu origem a denominação do estado. Ele é responsável pela delimitação da fronteira do território paranaense a oeste e nasce da confluência dos rios Paranaíba e Grande, quase no extremo oeste de Minas Gerais.

Ocupando uma área total de 199.880 km², o que corresponde a 2,3% da superfície brasileira, o estado tem suas fronteiras determinas por São Paulo, a norte e leste; o oceano Atlântico a leste; Santa Catarina ao sul; Argentina a sudoeste; Paraguai a oeste; e Mato Grosso do Sul a noroeste.

A capital estadual é Curitiba, embora existam demais municípios de destaque, como Londrina, Apucarana, Umuarama, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Pato Branco, Ponta Grossa, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Cianorte, Paranavaí, São José dos Pinhais, Guarapuava, Paranaguá, Arapongas, além de outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba como Araucária - segundo maior PIB estadual. No total, o estado conta com 399 municípios.

A população, avaliada em 9,9 milhões de habitantes, é composta em sua maioria por descendentes de diferentes etnias como: ucranianos, italianos, holandeses, poloneses, alemães, espanhóis e japoneses – que se alocaram por lá e juntaram-se aos portugueses, aos índios e aos negros.

Economicamente, o Paraná apresenta uma alta produtividade e diversificação em seu setor agropecuário, bem como um crescente setor industrial. Possui destaque na produção nacional de milho – sendo o 1º em todo país – e o 2º de soja e cana-de-açúcar. Além disso, é também considerado o quinto estado mais rico do Brasil, de acordo com seu PIB, ficando atrás apenas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Com uma topografia bem diversa, o estado agrupa cinco diferentes zonas naturais, formadas pelo Litoral (onde podemos vislumbrar uma estreita planície), pela Serra do Mar, além dos Primeiro, Segundo e Terceiro Planaltos.

A Bacia Hidrográfica do Rio Paraná se estende por quase todo o estado. Os principais cursos d'água são, além do próprio rio Paraná, o Paranapanema, o Iguaçu, o Tibagi, o Ivaí e o Piquiri. Na divisa com Mato Grosso do Sul, já na Região Centro-Oeste e com o Paraguai, localizava-se o Salto de Sete Quedas, atualmente submerso pela represa da usina hidrelétrica de Itaipu.

Em sua porção sul, as planícies são historicamente conhecidas por sua grande quantidade de pinheirais, e o clima é similar ao dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A espécie que predomina na vegetação é a Araucaria angustifólia e, por isso, os ramos desta árvore estão presentes na bandeira e no brasão do estado. Infelizmente, devido à ocupação humana, esse ecossistema encontra-se muito destruído nos dias de hoje.

Enquanto o resto do Brasil possui clima tropical, na região prevalece o clima subtropical úmido. A variação de temperatura costuma ser de 4 C e 21°C, enquanto os índices pluviométricos variam de 1.500 mm a 2.500 mm anuais, mas é na porção sul planáltica que e o clima é mais rigoroso e frio.


Selecione uma localidade
1 2 Próxima >
© TeleListas 2014.
Untitled Page