Home Busca de atividades por localidade
Busca de atividades por localidade

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

Rio de Janeiro

Capital: Rio de Janeiro

Localizado na porção leste da região Sudeste e fazendo fronteira com 3 outros estados (Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo), além do Oceano Atlântico, o Rio de Janeiro ocupa uma área de 43.696,054 km². Sua capital, homônima, é um conhecido roteiro turístico, famoso em todo mundo por ícones como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor (eleito uma das sete maravilhas modernas), as praias de Copacabana e Ipanema, o Maracanã, o Jardim Botânico, os Arcos da Lapa, a Pedra da Gávea, a Floresta da Tijuca (terceira maior área verde urbana do mundo), o carnaval e o samba, dentre outros.

Mas não é só a capital que se destaca por sua vocação turística. Cidades como Armação de Búzios, Angra dos Reis, Paraty, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Penedo (distrito de Itatiaia), Paraty, Itaipava, Teresópolis e Sumidouro também são bastante procuradas.

As pessoas que nascem no estado do Rio de Janeir o são denominadas “fluminenses” (do latim flumen, que significa "rio"). Já aquelas que nascem na cidade do Rio de Janeiro são chamadas de “cariocas”, termo muitas vezes usado de forma equivocada para designar quem é natural de todo o estado.

O estado do Rio é subdividido em oito regiões administrativas: Região do Médio Paraíba, Região da Costa Verde, Região Metropolitana, Região Centro-Sul Fluminense, Região Serrana, Região das Baixadas Litorâneas, Região Norte Fluminense e Região Noroeste Fluminense.

Os municípios mais populosos estão situados, em sua maioria, na Região Metropolitana do Rio. São eles: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Itaboraí, Macaé e Mesquita.

A baixada e o planalto são as morfologias principais do estado, que se estendem, como faixas paralelas, a partir do litoral em direção ao interior. Os principais rios que compõe a hidrografia local são: Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola.


Selecione uma localidade
© TeleListas 2014.
Untitled Page