Home Busca de atividades por localidade
Busca de atividades por localidade

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

RJ > São Fidélis

São Fidélis é um município do estado do Rio de Janeiro, na mesorregião do Norte Fluminense, microrregião de Campos dos Goytacazes, com uma área de 1.028,095 km², dividida nos distritos:

São Fidélis,também é conhecida como "Cidade Poema" devido às belezas naturais e grande número de poetas. Terra de inúmeros grupos de imigrantes,as origens de muitas de suas famílias está nas raízes e antepassados sirios-libaneses, portugueses, alemães, italianos,dentre outros grupos. Sua economia é baseada no cultivo da cana-de-açúcar e na agropecuária. Suas principais atividades econômicas portanto sendo o cultivo de cana de açúcar e a agropecuária. Mas sua economia possui representação em todos setores, contando com pecuária, agricultura, indústria, comércio, cooperativas e colônia de pescadores. Porém é baseada no cultivo da cana-de-açúcar e na agropecuária bovina (leiteira e de corte). Na agricultura, São Fidélis se caracteriza pela policultura, sendo suas principais culturas a de cana-de-açúcar, arroz, milho, tomate, banana, algodão e goiaba. Apresenta ainda potencial para fruticultura, olericultura, floricultura e silvicultura.

É banhada pelo Rio Paraíba do Sul e dois importantes afluentes: Rio Dois Rios e Rio do Colégio. Seu acesso principal se dá pela RJ-158 que liga a cidade a Campos dos Goytacazes.

Importante destacar que embora as décadas de pecuaria extensiva tenha contribuido para processos de destruição de florestas e corroborando isto a erosão e lixivização do solo, parte do território do município ainda mantém reservas de mata atlântica que situam-se no Parque Estadual do Desengano.

Com excelente traçado,uma das únicas cidades brasileiras cujo urbanismo foi rigorosamente previsto e cujas linhas nunca deixaram de ser respeitadas. Os atrativos turísticos também estão presentes, contando com construções históricas, culturais, e ecológicas. Entre elas, merecem destaque o Mercado Municipal, os Quiosques, Igrejas, monumentos, praças, fazendas, Serra do Sapateiro, Serra Peito de Moça, além de outras serras, cachoeiras e muito mais. Em 2009 a Igreja Matriz do Município, em seu projeto de arquitetura ainda ímpar, completa 200 anos.

Culturalmente abriga a Academia Fidelense de Letras. Como não poderia ser diferente, a Cidade Poema apresenta seu Festival de Poesia Falada, que ocorre todos os anos.

Há também grande quantidade de eventos locais, como a Exposição Agropecuária, Concurso de Carros de Som, Baile das Corajosas, Festa de São Fidélis, Festa da Participação dos Purezanses Ausentes, Procissões... A Ponte Preta (da malha férrea), a Ponte Velha, situada no Centro e construida em 1889,e a recém inaugurada (em 23 de Agosto de 2008) ponte Antônio José Gonçalves Loureiro, cuja margem direita est?? localizada na Avenida Sete de Setembro, enquanto a esquerda na Rua Loureiro- distrito de Ipuca, que com 454 metros de extensão e 9 metros de largura mconstituem também outros dos pontos turísticos e locais de bela observação para o nascer do sol sobre o Rio Paraíba do Sul.


© TeleListas 2014.
Untitled Page