TeleListas.net Lista de Atividades em RS

Sananduva - RS

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

Sananduva é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 27º56'59" sul e a uma longitude 51º48'24" oeste, estando a uma altitude de 636 metros. Sua população estimada em 2004 era de 14 896 habitantes chamados sananduvenses. Possui uma área de 505,12 km².

Provavelmente, a primeira pessoa que pisou em Sananduva, foi Mem de Sá (governador geral do Brasil que expulsou os franceses no Rio de Janeiro em 1560) em 1550, quando estava saindo de Uruguaiana a rumo da capital da época Olinda.

O município começou a criar seu povoado em 1900, na Fazenda São João do Forquilha, propriedade dos irmãos gêmeos Bueno onde viviam fugitivos e índios. O nome é dado em homenagem a árvore corticeira, chamada pelos índigenas de Sananduva, que possui uma bela flor vistosa. O primeiro imigrante foi o italiano Fiorentino Bachi, e mais tarde a venda da Fazenda São João do Forquilha para Heleodoro de Moraes Branco, um grande militar.

O município começou a crescer com a fundação da cooperativa Majestade e os moinhos Vicato, e com a posse em 1955 de Antonio Navarini, começando como uma fazenda, o município cresceu e em 1907, foi elevado Colónia de Sananduva. o município comemora aniversário em 28 de Fevereiro, e atualmente tem 43 comunidades, e 3 comunidades que estão sendo feitas.

Sananduva conta coma Rádio Apuaê (na Avenida Paparico) e a Rádio Sananduva (na Avenida Rio Branco) e a RBS TV Passo Fundo, retransmitida através do Canal 11 (TV Globo).

O atual prefeito do município é Antonio Roberto Caldatto e o vice-prefeito é Leomar Foscarini, e tendo 10 vereadores. Sananduva situa-se nos Campos de Cima da Serra, fazendo limites com os municípios de: Centenário, São João da Urtiga, Lagoa Vermelha, Ibiaçá, Floriano Peixoto, Santo Expedito do Sul e Cacique Doble.

Tem uma área de 505, 12  km², e tendo 367 km da capital gaúcha Porto Alegre. E tem a sua Microrregião.

Sananduva é conhecida como "Roma Gaúcha" devido a ter uma das maiores imigrações italianas no Brasil.


© TeleListas 2016.