Home Busca de atividades por localidade
Busca de atividades por localidade

Encontre telefones e endereços de empresas por localidade ou faça uma busca utilizando a caixa acima

TO > Piraquê

Piraquê é um município brasileiro do estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 06° 46' 25" sul e a uma longitude 48° 17' 49" oeste, estando a uma altitude de 186 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3 371 habitantes. Possui uma área de 1178,69 km². Diz a lenda que a cidade foi batizada por Adelcides Carneiro ( O Dedé Carneiro), Anésio Carneiro e Sinésio Carneiro, em 1972 ,quando ao seguirem pela estrada de boiada , que levava para Babaçulândia, e descansarem na beira de um córrego mataram neste córrego um peixe-elétrico que na região chamam de poraquê.

O córrego foi chamado de Poraquê e a região também, a povoação no local recebeu de igual forma o nome que aos poucos foi mudado para Piraquê por causa do linguajar local. Os primeiros habitantes do local foram duas famílias de desbravadores, os Carneiros, cujo representante era Altino Sousa Carneiro, e os Cerqueiras cuja maior representante era Maria Cerqueira Silva.

A cidade é cercada por grandes latifúndios onde se criam gado de corte. O primeiro prefeito foi Zeca Batista, nomeado em 1990, que conseguiu a emancipação do município que pertencia ao município de Xambioá, e depois ao de Wanderlândia, em 1990. Zeca Batista governou por mais um mandato, após o mandato de prefeito nomeado que durou dois anos, de 1993 a 1996, agora como prefeito eleito, e em 1997 seu filho, conhecido por João Goiano, foi eleito prefeito.

Em 2004, Olavo Júnior Macedo foi eleito prefeito. Com a política de Reforma Agrária do Governo Federal, a cidade de Piraquê tornou-se um pequeno centro agropecuário e agricultor devido aos projetos de assentamentos rurais de Mantiqueira, Santa Marta, Brejão e Boa Esperança, que aumentaram o número de habitantes do município na zona rural e conseqüentemente impulsionaram a economia local com produção agrícola e agropecuária.

Chega-se a Piraquê por duas vias, uma estrada vicinal de terra batida que a liga a Rodovia Belém-Brasília, e uma rodovia estadual que a liga ao município de Wanderlândia. No Município há a região dos Carneiros, um conjunto de fazendas da família Carneiro, influente nas decisões políticas locais.


Selecione uma palavra-chave

Prefeitura Supermercado

Selecione um bairro

s Central
© TeleListas 2014.