Informações
A nossa história iniciou-se no final da década de 70, em consequência do fechamento de uma escola em nossa cidade.
Três mulheres, dinâmicas, firmes e corajosas, preocupadas com uma educação de qualidade, apoiadas pelos seus esposos e respaldadas pela sociedade Ireceense, fundaram a Escola Dinâmica de Irecê, com o firme propósito de formar cidadãos críticos e conscientes.
Nos primeiros anos de funcionamento, os cursos oferecidos pela Instituição eram Educação Infantil e de 1ª a 4ª séries, com turmas pequenas.
O processo pedagógico utilizado na Educação Infantil, baseava-se nos princípios Piagetiano: buscando sempre respeitar as individualidades de cada criança.
A qualidade dos serviços oferecidos fez com que a Instituição crescesse, pois nos meados da década de 80, tivemos que ampliar as nossas instalações, contratar mais funcionários, professores e coordenadores.
A década de 80 foi marcada ainda por várias transformações, uma das sócias retirou-se da sociedade, pois precisava acompanhar seus filhos a Salvador para cursar a 5ª série, curso que ainda não tínhamos condição de oferecer. Seu espaço foi cedido a outra mulher que também tinha a mesma visão educacional das sócias fundadoras. A terceira sócia, pelos mesmos motivos da anterior, retirou-se também da sociedade, cedendo seu espaço a uma educadora que já trabalhava na Instituição como Coordenadora.
Apesar das incertezas, políticas e econômicas vividas pelo País, a Instituição buscou sempre o constante aperfeiçoamento - de todos envolvidos no mesmo processo - melhorar sempre era vital; ser e fazer sempre o melhor para retribuir aos alunos e as famílias a confiança que eles depositaram na escola.
Escola e família – Caminhando sempre juntas, sempre foi a nossa meta.
Como nós pais e educadores, nos posicionamos diante desse processo? Como educar as nossas crianças para um amanhã seguro? Como conciliar essa divisão de tarefa que é educar?
Mediante essas preocupações a Instituição abre um espaço para palestras, encontros, debates, como substituição à tão tradicional Reunião de Pais. Pois entendemos que a participação da família juntamente com a escola é fundamental para a formação, crescimento e amadurecimento dos nossos alunos.
E na década de 90, precisamente no ano de 1994, atendendo aos anseios das famílias e sentindo a necessidade de darmos continuidade ao nosso Processo educacional, iniciamos os cursos de 5ª a 6ª séries já que a escola era reconhecida até a 8ª série.
Dentre as contratações de novos funcionários, um fato novo foi a contratação de professores homens – o quadro de funcionários na Instituição era de mais de 90% feminino.
À medida que o tempo passava éramos surpreendidas por uma gama de informações que entravam em nossas vidas. Algumas para modernizar o nosso dia-a-dia, outras para manter a atualização do processo tecnológico.
Percebemos então que a Instituição não podia ficar à margem de todas essas modificações, sendo elas tecnicistas ou humanistas, por isso e 1998, firmamos uma parceria com a Rede Pitágoras, pois entendíamos que a Educação deve ser “por excelência”, de alto nível.