Museu do Holocausto de Curitiba em Bom Retiro

 (0) Avaliações. Avalie esta empresa
Consulte também outras empresas em:
Associações Culturais, Desportivas e Sociais
Veja Mais informações sobre:
Museu do Holocausto de Curitiba em Bom Retiro

Rua Coronel Agostinho Macedo, 248 - Bom Retiro
Curitiba , 80520-100

Atividade Comercial
Associações Culturais, Desportivas e Sociais
Esta empresa também atua em:
Informações

Primeiro Museu do Holocausto no Brasil, voltado a relembrar as vítimas e alertar as novas gerações sobre os perigos do ódio, da intolerância e do Racismo.

A ideia de conceber um espaço voltado à memória da Shoá em Curitiba nasceu nos anos 1990, durante visitas do empresário Miguel Krigsner, filho e genro de sobreviventes, a memoriais e museus do Holocausto. O mundo vivia um período de conscientização sobre os legados do genocídio e a consolidação das filosofias educativas das duas maiores instituições ligadas ao tema: o United States Holocaust Museum, em Washignton, e o Yad Vashem, em Jerusalém.

Foi ainda nesta década que Miguel e Cecília Krigsner iniciaram a coleção do futuro espaço ao adquirir uma tiragem do conjunto de relevos chamado “Pillars of Witness”, de autoria do artista australiano Andrew Rogers, exposto no Holocaust Research Centre, em Melbourne. Logo, a ideia se transformaria num sonho – que seria realizado muitos anos depois.

Em 2004, o professor Sergio Alberto Feldman, doutor em História e então coordenador de cultura judaica da Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann, em Curitiba, recebeu a missão de realizar as primeiras investigações. Nesta primeira fase, ele desenvolveu uma pesquisa iconográfica em Israel, sob orientação de Avraham Milgram, historiador do Yad Vashem. Além disso, conseguiu reunir uma coleção de 14 depoimentos em VHS de sobreviventes estabelecidos em Curitiba, entrevistados em 1997 pela equipe da USC Shoah Foundation.


No mesmo ano, surgiram as primeiras reflexões sobre a pesquisa. Num artigo no jornal “Visão Judaica”, Sergio escreveu: “estamos dando um enorme apoio aos revisionistas que tentam apagar a memória do Holocausto, se não mantivermos a memória deste deprimente período acesa. Mas como fazê-lo?”

A criação de um projeto arquitetônico inspirado num vagão de trem foi a primeira tentativa de realização do sonho, adiado pela dificuldade de viabilizar a execução. Parcerias com outras instituições na cidade para compartilhamento do espaço físico e a busca por imóveis foram também estratégias ineficazes, o que levou a uma pausa no projeto.

Em 2009, a solução despontou com a necessidade da construção de uma nova sinagoga para a comunidade judaica de Curitiba. O projeto arquitetônico do edifício, que abrigaria tanto o local de culto quanto o futuro museu, foi apresentado no dia 7 de novembro de 2010. Cerca de 500 pessoas participaram do ato de lançamento da pedra fundamental. Poucos dias antes, seria criada a Associação Casa de Cultura Beit Yaacov, instituição sem fins lucrativos responsável pela gestão do futuro museu e que conta ainda com o trabalho incansável de Jaime Ingberman e do dr. Charles London.

No início de 2011, com a contratação da Base7 Projetos Culturais, empresa localizada em São Paulo, começou a última parte da pesquisa histórica e a execução completa do projeto. Com a consultoria histórica da professora Denise Hasbani e o trabalho de dezenas de profissionais de museologia e de tecnologia, o Museu foi inaugurado em 20 de novembro de 2011 e passou a receber visitantes a partir de fevereiro de 2012.
Horários
Segunda de 08:30h às 17:30h
Terça de 08:30h às 17:30h
Quarta de 08:30h às 17:30h
Sexta de 08:30h às 11:30h
Domingo de 09:00h às 12:00h
Redes Sociais

           
Informar erro nos dados desta empresa
Saiba mais sobre Associações Culturais, Desportivas e Sociais

Associações Culturais, Desportivas e Sociais tem como fim e missão institucional apoiar e realizar iniciativas voltadas para o desenvolvimento social, artística e culturas das comunidades. Existem diversos tipos de associações, com variados tipos de cursos e atividades, por exemplo, programas e atividades para promover a arte, cultura e esporte no cotidiano da população, promovem a inclusão digital através de oficinas e escolas informais nas áreas de comunicação como, jornal, rádio e TV. E ainda também estimulam a parceria, o diálogo e a solidariedade entre as diferentes classes sociais. Encontre aqui Associações Culturais, Desportivas e Sociais.

utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade.