Sugestões de Clínicas de Olhos
Busca permanentemente métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento de afecções oculares, com o propósito de prestar um serviço de alta qualidade à comunidade.
O ¿Banco de Olhos¿ iniciou suas atividades na Rua Pinheiro Machado, n° 148, Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Foi fundado pela Sra. Lydia Moschetti, em 22 de março de 1956 e doado à Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, em 14 de setembro de 1957.
A obra foi aceita pela Congregação como um novo campo de apostolado, quando então as Irmãs iniciaram o atendimento aos doentes com problemas de visão.
Tornou-se urgente a construção de uma nova sede. A casa, embora apresentasse boas condições, era muito pequena e não respondia às necessidades da obra. Continha apenas três quartos para o atendimento de pacientes. Faltava um centro cirúrgico.
A Sra. Lídia Moschetti, no mesmo dia em que fazia a doação para a Congregação, solicitou ao Prefeito Municipal Dr. Leonel de Moura Brizola, a concessão de um terreno para que fosse construída a ¿Clínica do Banco de Olhos¿. O Prefeito prometeu auxiliá-la nesse empreendimento.
Em 1958 vários subsídios chegaram para auxiliar na construção e manutenção da obra. Foram feitas pesquisas em busca de um terreno adaptado à nova construção ansiosamente aguardada.
Em abril de 1960 a Madre Nicolina Corvata recebeu graciosamente um ótimo terreno, vindo da parte de Aloísio Brixner em sociedade com um amigo de nome Gastão. Eles fizeram a doação de uma área em Porto Alegre no bairro Vila Ipiranga.
Em 02 de julho de 1960 se assentou a pedra fundamental da futura ¿Clínica Oftalmológica do Banco de Olhos¿, porém só em junho de 1962 se iniciou a construção do novo prédio.
Ao lado das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus sempre esteve presente a Sra. Lydia Moschetti, com seu caráter ardoroso, solícito e empreendedor. Registre-se, no entanto, que o ¿Banco de Olhos¿ foi uma obra da ¿Divina Providência¿. Continuamente surgiam pessoas generosas e solidárias que contribuíram, de diversas formas, para que o prédio fosse concluído e que pacientes com problemas de visão pudessem ser atendidos em suas necessidades de recuperar a visão, principalmente pelo transplante de córnea.
Em 14 de setembro de 1970 foi solene e oficialmente inaugurado o novo prédio do ¿Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre¿.
O Hospital tem a missão de prestar serviços de saúde à população, prevenindo, mantendo e restabelecendo a qualidade de vida através de seus colaboradores. Busca permanentemente métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento de afecções oculares, com o propósito de prestar um serviço de alta qualidade à comunidade.
Para cumprir esta missão, promoveu uma progressiva remodelação das instalações e equipamentos. Somente para destacar algumas, a instituição conta com um dos melhores centros de cirurgia refrativa do País, que abriga equipamento de última geração, utilizado nos mais renomados centros de oftalmologia do mundo. O Centro Cirúrgico, recentemente reformado, constitui-se numa das instalações mais modernas, dando completa segurança aos pacientes, médicos e colaboradores.