Sugestões de Escolas Particulares
Todas as empresas dessa atividade.
Não é simples definir o projeto pedagógico de um colégio como o Magno/Mágico de Oz em poucas linhas. Talvez um dos caminhos seja buscar algumas palavras-chaves, que expressam ao mesmo tempo os ideais de nosso trabalho pedagógico e a realidade vivida por nossos alunos.
Educar, para nós, pressupõe conceitos como:
Autonomia: desde a Educação Infantil, os alunos do Magno/Mágico de Oz estão envolvidos diretamente com os objetos e os objetivos de seu aprendizado. Não assistem ao trabalho de um professor, mas interferem diretamente na produção do conhecimento, como acontece nos projetos do Núcleo Ambiental.
Flexibilidade: bem antes das novas leis educacionais, o Magno já acreditava que o currículo escolar não pode ser tão rígido a ponto de engessar o projeto pedagógico de uma escola. Por isso, mesmo quando a legislação impunha limites mais rígidos para a definição curricular, o Colégio encontrou formas de oferecer aos alunos opções flexíveis, permitindo o trabalho sobre conteúdos que fogem às disciplinas tradicionais.
Diversidade: aceitar a diversidade não é apenas reconhecer que os alunos são diferentes entre si, mas principalmente criar espaços pedagógicos para que possam desenvolver diferentes habilidades, diferentes interesses, diferentes projetos de vida. Um exemplo disso é o Full-Time.
Aprendizagem significativa: nenhuma escola pode fechar mais os olhos para as necessidades do mundo real, da vida contemporânea. Para o Magno/Mágico de Oz, assumir esta postura pedagógica significa educar efetivamente para a vida real, desenvolvendo habilidades, atitudes e valores que tornem possível a realização dos nossos alunos no mundo que aí está.